Captura de Tela 2021-12-12 às 10.26.33.png

Currículo

Luciana Avellar é carioca, jornalista (registro prof. 4292/014/019), fotógrafa e produtora de audiovisual na área de direção, câmera e edição. É pós graduada em “Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais” pela UCAM RJ. Começou a trabalhar com fotografia profissional em 1995. Iniciou no fotojornalismo nos Jornais do Brasil e O Dia, mas se especializou em fotos de Revista onde desenvolveu seu estilo pessoal na moda e no retrato. Tem formação em Cinema pela Escola Darcy Ribeiro (RJ) com a especialização em edição.

          Trabalhou para as Editoras Abril (3 anos contratada), Editora Globo (6 anos contratada), já foi correspondente em Brasília, já teve estúdio no Rio de Janeiro, já fez quatro exposições individuais: Centro Cultural dos Correios RJ, Centro Cultural Justiça Federal RJ, Galeria Café Ipanema RJ, Galeria Colorida em Lisboa, Portugal.

          Teve sua exposição “Ele é Carioca” publicado no livro Guia Gay/Rio Diferente da Editora Aeroplano e na Revista Vogue.

          Trabalha como freelancer desde 2008. Prestou serviços para agência de conteúdo Selulloid, Conspiração Filmes, Retina 78 (Design), Revistas Caras, Quem, Criativa, Isto É Gente, Revista do Jornal O Globo e Globo.com.

           Foi responsável pela fotografia na Funarte no projeto de divulgação do acervo para o site  “ Brasil Memória das Artes” no qual permaneceu 2 anos.  Lá trabalhou com acervo fotográfico para   produção de conteúdo do site como reportagens e vídeos documentais.

           Trabalhou para a Revista virtual vinteeummagazine.com.br com Editoriais de Moda , Fashion Vídeos e reportagens.

           Fez sua estréia no cinema em 2016 dirigindo seu primeiro longa metragem “ Vida de Rainha” documentário sobre a cena Transformista e Drag Queen do Rio. O filme  participou dos Festivais: Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema RJ; Internacional Serile Filmului Gay na Romênia, no CinePobre Film em La Paz e no Festival Scenescs Internacional Debut Film na Holanda. Em 2017 realizou o curta documental “A Moda Afro” para o Canal Futura através do Edital Futura para Curtas.

          É membro da SFF Sociedade Fluminense de Fotografia onde deu workshops de fotografia. Hoje atua como freelancer em áudio visual, fotografia e edição. Está cursando o mestrado na UFRJ ECO no PPGMC, (programa de mídias criativas) na linha de pesquisa Audiovisual com o projeto sobre “O Feminino visto por mulheres retratistas.

         O documentário longa metragem “Vida de Rainha” foi distribuído pela O2Play e encontra-se disponível nas plataformas de streaming Google Play, YouTube, Net/Claro/Now, Looke e Apple TV.

 

link trailer filme documental longa metragem “Vida de Rainha”

https://youtu.be/tYSUHbuL6B4

link curta “A Moda Afro” canal Futura

http://www.futuraplay.org/video/a-moda-afro/417817/

Vídeos de portfólio

https://www.lucianaavellar.com/videos